Copiar uma instalação do gentoo

Raphael MD
Boa tarde

Estou com uma duvida, meu HD ficou pequeno, então comprei um HD maior, mas não quero instalar o gentoo de novo.

Então queria copiar minha instalação atual para o HD novo, o melhor jeito seria o bom e velho CP, ou existe algum jeito melhor para copiar uma instalação?

Não necessito copiar os arquivos do meus diretorio de usuario, só a instalação mesmo!

Eu encontrei algumas dicas neste site

http://forums.gentoo.org/viewtopic-t-821152-postdays-0-postorder-asc-start-25.html

Mas alguem ja fez algo do tipo usando o DD? ou o rsync?

Obrigado

Re: Copiar uma instalação do gentoo

lucas azevedo
Raphael,

Já fiz uma cópia do sistema de um servidor para outro utilizando rsync (rsync -azuv -e ssh), tudo funcionou perfeitamente, só precisei instalar o grub no HD do novo servidor. Creio que o rsync é uma alternativa melhor do que o cp, pois em caso de queda de energia ele preserva a lista de arquivos ainda não copiados e na execução seguinte copia apenas os que faltaram.

O dd pode funcionar, creio que apenas você precisa criar uma partição do mesmo tamanho do seu rootfs (diretório /) no HD novo e executar dd if=/dev/sdXx of=/dev/sdYy, sendo X o disco antigo e x a partição do rootfs antigo e Y o disco novo e y a nova partição. Lembrando que no caso de uso do dd, as partições em questão devem estar desmontadas (creio que o ideal seria fazer o processo usando um livecd).

--
Atenciosamente,
Lucas Paulino Azevedo
Laboratório de Inovação Tecnológica
IFCE

Re: Copiar uma instalação do gentoo

Daniel da Veiga
Manda um dd e depois usa algum livecd (gparted) para redimensionar a partição.

Já fiz usando dd, usando cp -a e rsync, o dd só tem a desvantagem de deixar o sistema offline (tem que ser feito via livecd). O cp -a é chato pois tem que excluir alguns diretórios e os pontos de montagem (mesma coisa com o rsync) e depois tem que criar estes nodes antes de bootar o novo disco. Eu ainda prefiro o dd.

Daniel da Veiga

Re: Copiar uma instalação do gentoo

Naira Kaieski
Boa tarde,

Eu já utilizei o rsync confome citada na mensagem anterior, funcionu perfeito e já usai o stage4 també funcionou perfeito.
http://www.gentoo-wiki.info/HOWTO_Custom_Stage4
http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?p=937805
Atenciosamente,
Naira Kaieski
Em 02/03/2013 16:17, Daniel da Veiga escreveu:
[...]

Daniel da Veiga

Re: Copiar uma instalação do gentoo

Joaquim Quinteiro Uchoa
Forma que acho mais prática:
acesso o hd origem com um livecd, monto as partições, compacto tudo em um tar.gz
mondo o hd destino, crio, formato e monto as partições e descompacto o tar.gz.

Só não dá para fazer o tar.gz com o sistema online ("vivo"). O mesmo vale para rsync (já usei essa
técnica também). Só não recomendo o dd realmente, a não ser que as partições tenham exatamente o mesmo
tamanho...

Isso se chama stage4, é muito prático... Naira pôs até um link com detalhes, mas a ideia é bem simples.

[...]

Joaquim
  (o_     Joaquim Quinteiro Uchoa
 //\        Professor DCC/UFLA
 U_/_    Consultor Linux/EaD
 ####    Linux User # 100534

Re: Copiar uma instalação do gentoo

Daniel da Veiga
Mas isso exige um local intermediário para armazenar o tar.gz (com espaço equivalente ao tamanho ocupado no disco de origem), via dd, rsync ou cp -a os dados saem do disco de origem direto para o de destino...

Rsync e cp -a podem ser usados com o sistema vivo, e até online (via rede), basta excluir /dev, /proc e outras partes do sistema, mas exige a criação de nodos depois, instalar grub e etc. Se é para estar com o sistema offline, via dd é bem mais simples, como eu disse, redimensionar a partição para maior é fácil e rápido, e pode ser feito diretamente via livecd durante o processo, evitando chroot, reinstalar grub, criar nodos (se foi feito com o sistema vivo).

Mas aí acho que vai mais do gosto mesmo, sem contar que o dd não pode ser usado caso o novo disco seja, por exemplo, de sistema 4k e o velho não...