Instalar pacotes por partes e desviar mensagens de fim de instalação

Instalar pacotes por partes e desviar mensagens de fim de instalação

Cleverson Casarin Uliana-2
Buenas,

Existe uma forma padrão ou segura de instalar por partes um pacote muito
grande como o Gnome inteiro? Pensei em fazer um "emerge -pv gnome >
pacotes.txt", aí ir vendo pacote por pacote aqueles que trazem poucas
dependências e instalar um de cada vez. Tem algum problema nisso, por
exemplo, é possível que sejam instaladas mais coisa que o necessário, ou
então, que algum pacote ou o próprio portage deixe de configurar alguma
variável importante para o Gnome como um todo porque algum pacote ainda
não foi instalado?

Outra coisinha básica: tem como salvar em arquivo ou já ficam salvas em
algum lugar as mensagens dos aplicativos ao serem instalados? Digo
aquelas que começam com "Messages for categoria/aplicativo" que aparecem
após a instalação.

Grato e abraços.
Cleverson

Re: Instalar pacotes por partes e desviar mensagens de fim de instalação

João Matos-2

Em 23 de setembro de 2012 21:07, Cleverson Casarin Uliana <[hidden email]> escreveu:
[...]

Geralmente eu faço tudo de uma vez. Isso parece muito mais trabalhoso que instalar tudo e resolver algum problema se algo sair errado. Uso o kde, instalo o pacote base, e vou instalado aos poucos tudo que eu sinto falta. Uso a opção --keep-going, e o resultado geralmente é bom.

[...]

O portage pode ser configurado para gravar os logs. Vc pode dá uma pesquisada por elog. O que voce quiser de informação o portage grava em arquivo, e vc pode visualizar depois, com  o elogviewer, pacote por pacote, e verificar se houve algo errado em algum deles.

Grato e abraços.
Cleverson

--
João de Matos
Linux User #461527
Graduando em Engenharia de Computação 2005.1
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Re: Instalar pacotes por partes e desviar mensagens de fim de instalação

Daniel da Veiga
2012/9/23 Cleverson Casarin Uliana <[hidden email]>:

> [...]
> variável importante para o Gnome como um todo porque algum pacote ainda não

Me corrija se eu estiver errado, mas o que você quer é não usar o meta
pacote e instalar um por um, é isso? Não consigo ver nenhum motivo
para fazer isso na mão, e os problemas gerados com certeza vão
ultrapassar qualquer benefício advindo disso, fora o tempo gasto. O
portage em geral faz um ótimo trabalho e os meta pacotes existem pois
sem eles instalar um DM seria um parto, e tempo perdido.

> [...]
> que começam com "Messages for categoria/aplicativo" que aparecem após a

ELOG faz isso. Eu sempre dou uma olhada depois dos updates para ver se
perdi algo.

No man do portage tem como configurar no make.conf a variável correta.
--
Daniel da Veiga