Problema de charset ao montar partição automaticamente

Problema de charset ao montar partição automaticamente

João Matos-2
Caros,

no meu fstab eu especifico o charset das partições (locale=pt_BR.iso8859-1), e tudo funciona perfeitamente bem. Porém, quando encaixo um pendrive ou hd externo em ntfs ou fat, os caracteres especiais não são exibidos corretamente, e eu não posso criar/copiar arquivos ou pastas acentuados. Onde configuro essa montagem automática para identificar o charset? Uma configuração específica do udev?

Tava olhando do guia de udev do Gentoo, e observei q eu não uso o parâmetro --udev na geração do kernel através do genkernel. Será que seria isso? Vou recompilar amanhã para ver isso...

Grato,

--
João de Matos
Linux User #461527
Graduando em Engenharia de Computação 2005.1
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Re: Problema de charset ao montar partição automaticamente

Daniel da Veiga
Antes de mais nada, como você está montando essas unidades externas?
Faz muito tempo que não uso genkernel, mas não creio que isso tenha
algo a ver com as montagens.

Daniel da Veiga

Re: Problema de charset ao montar partição automaticamente

João Matos-2
A montagem não dá certo quando é feita automaticamente, pelo kde/udev, sem entrada no fds tab.

Eu tenho um hd externo, formatado em ntfs que consigo montar normalmente quando coloco a seguinte linha no fstab:

#/dev/sdc1              /media/hd_externo       ntfs-3g         defaults,locale=pt_BR.iso8859-1 0 0

porém se essa linha estiver descomentada eu só consigo montar o disco na mão, rodando mount /media/hd_externo, e se tiver encaixado ele primeiro.

Quando tem vários pendrives a coisa fica realmente ruim.

Pensei que eu poderia configurar o udev pra usar o iso8859-1, ou adicionar essa opção ao 'default' do mount options, não encontrei como fazer nenhuma das duas ainda.

Se eu não conseguir fazer nada disso, talvez eu possa colocar UUID no fstab em vez de /dev/sd*. Isso não vai resolver, mas pelo menos melhora um pouco.

Em 21 de junho de 2012 12:50, Daniel da Veiga <[hidden email]> escreveu:
> [...]

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Re: Problema de charset ao montar partição automaticamente

Ricardo Montania
Olha, eu também sofria com montagem automática até configurar corretamente. Não posso garantir quanto à acentuação, mas quanto ao resto, garanto 100%.

Uso fluxbox e pcmanfm como gerenciador de arquivos. E mesmo ele sendo simples ao máximo, monta corretamente tanto meus pendrives quanto o hd externo, o qual possui 1 partição ntfs e 1 partição ext3.

Dê uma olhada nesse post, sobre consolekit e dbus, os responsáveis pela montagem automática.

http://www.linuxafundo.com.br/post/gentoo-consolekit/

--
Ricardo Montania Prado de Campos

Re: Problema de charset ao montar partição automaticamente

Daniel da Veiga
Cara, eu não tenho nada no FSTAB, se você usa KDE, o kde deve ter um
daemon que monte automaticamente unidades externas, eu uso XFCE e ele
lida automaticamente com os drivers (montagem pelo thunar-volman). Se
eu quiser modificar uma opção de montagem, simplesmente vou no
/etc/udev/rules.d e crio um arquivo lá com as opções de montagem e uma
lista de parâmetros para que não erre o drive... No caso, pode ser
algo como:

BUS=="usb", KERNEL=="sd?1", ACTION=="add",
ENV{mount_options}="noatime,sync,discard"

Aí você seta parâmetros para a montagem... Seu volume manager deve
pegar isso automático se depender do UDEV.

Daniel da Veiga

Re: Problema de charset ao montar partição automaticamente

Daniel da Veiga
O thunar do XFCE também faz isso, creio que deve ter uma opção para
KDE, se não houver, como última alternativa sempre pode-se criar um
script UDEV para isso:

http://forums.gentoo.org/viewtopic-t-856842-start-0.html

Substituindo o pmount pelo comando que vocẽ quiser...

Daniel da Veiga

Re: Problema de charset ao montar partição automaticamente

João Matos-2
Pelo q eu pude perceber, o problema é com o udisks. Ele deveria automatizar o processo de montagem dos dispositivos, fazendo com que não seja necessária a escritas de regras para udev.

Porém ele parece não ser configurável. Não posso modificar as opções de montagem. Alguém aí usa udisks e não tem esse problema? Se sim, só tenho mais uma suspeita: quando compilo o kernel, tem lá uma opção de charset para vfat (não me lembro exatamente onde), porém não vou ter tempo pra investiga isso esses dias...

Se não for isso, a alternativa será simplesmente escrever as regaras.

--
Daniel da Veiga