Problemas com o udev-197-r1

Raphael MD
Senhores, depois de efetuar a copia da minha instalacao antiga para o hd novo com o rsync.

Fui atualizar o sistema, eis que o udev-197-r1 foi instalado, sem problemas.

Mas, depois meu teclado e mouse usb nao funcionam mais.

Achei que era problema no Xorg, fiz um chroot, tireo o xdm do ar.

E o teclado nao funciona nem mesmo para fazer o login sem X.

E quando inicio o sistema pelo hd velho tudo funciona bem.

Estou suspeitando que seja o udev-197-r1, alguem tem noticia de algum problema, o bugzilla nao diz nada.

Obrigado

Re: Problemas com o udev-197-r1

Alexandre Riveira

Aqui na empresa tivemos que fazer um donwgrade pois ele confundia a ordem das placas de rede mesmo com o arquivo 80-* nao me lembro o nome dele seia para manter as configuracoes nos moldes antigos do udev pois esse udev tem nova nomenclatura nas inyerfacea de rede etc

Sugiro o downgrade e esperar um pouco

Em 07/03/2013 00:45, "Raphael MD" <[hidden email]> escreveu:
[...]

Obrigado

Re: Problemas com o udev-197-r1

Raphael Bastos
Oi,

Aconteceu o mesmo comigo Alexandre, escamei o povo nos canais #gentoo e #gentoo-releng e fui até expulso de lá. hahahaha
Fiz o downgrade e resolveu o problema, só que algum FILHO DA PUTA botou a versão "estável" como masked.

Na boa? to pensando em retirar o Gentoo de todos os servidores em produção depois dessa cagada, visto que sua grande maioria fica em clientes a mais de 1000km de distância física minha. Perdi uma tarde inteira tentando reativar um servidor que atualizei para o udev-197-r8 e parou de respeitar a ordem das placas de rede. FODA.

Gostaria de aproveitar a oportunidade pra questionar a competência técnica dos responsáveis pelo ebuild do UDEV no Gentoo. Onde estão os testes e homologações? um simples teste em uma VM seria necessário para reprovar tal versão, visto que no release 197-r4 funcionava perfeitamente, e no 197-r8 fica essa merda de bug.

Att,
Raphael Bastos aka chemonz

Bastos Service Manutenção Industrial Ltda.
http://www.bastosservice.com.br
Linux Reg. User: 388431  //  LPI ID: LPI000214711
email:~> $ echo "vgepqnqikcBdcuvquugtxkeg0eqo0dt" | perl -pe \ 's/(.)/chr(ord($1)-2)/ge'
Projeto pessoal:~> http://wiki.hackstore.com.br

Em 7 de março de 2013 08:50, Alexandre Riveira <[hidden email]> escreveu:

[...]

Rodrigo Oliveira
Oi,

Acho que essa issue deveria ser enviada para a equipe de arch testing da plataforma que vocês estão utilizando.
Concordo com a criticidade do problema, mas creio que ficar dando nomes aqui (em português) não vai ajudar em nada e muito menos corrigir possíveis problemas no futuro.

Rodrigo Oliveira

Re: Problemas com o udev-197-r1

Daniel da Veiga
Me desculpe, mas desde a outra versão estável está documentado a troca de nome das placas de rede, pode ser desabilitada, também. Veio uma news sobre isso, e portanto, não é culpa dos devs. Na época da troca até poderia ter reclamado, afinal, a news veio depois da troca (23-01-2012) (e aí sim, foi culpa dos caras), mas hoje não...

Para quem não leu:

Upgrading udev from 171 (or older) to 197 will require special attention:

- Remove udev-postmount from runlevels.

- The need of CONFIG_DEVTMPFS=y in the kernel; need to verify the fstype for
  possible /dev line in /etc/fstab is devtmpfs (and not, for example, tmpfs)

- The case of predictable network interface names; if the file
  /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules is being used for renaming
  network interface names to already existing names, then you need to
  read following bug[1] because it's no longer possible. This won't
  be a problem with the new predictable network interface name scheme[2].

      PredictableNetworkInterfaceNames

- Support for older kernels than 2.6.39 is dropped. If you need older kernel
  we recommend you to look into sys-fs/eudev or use local overlay for keeping
  the old ebuild. Remember to also get the distfiles where the patchsets are.
  The upgrade into current stable version of gentoo-sources is recommended.

- The case of separate /usr; if it worked for you with 171 it will continue
  to work for you with 197. We still recommend initramfs with separate /usr
  mounting capabilities because you might need packages like sys-apps/kbd
  (keymaps in /usr) or net-wireless/bluez (possible keyboard) in early boot.

And read every message printed by the emerge of udev and udev-init-scripts
to ensure the system is in order before booting as this news item might
not be complete.

Apologies if this news came too late for you.

Daniel da Veiga

Re: Problemas com o udev-197-r1

Raphael Bastos
Oi,

Eu fiz a minha parte, e parece que a equipe que mantém o ebuild do UDEV para Gentoo fez boa escola com o projeto, pois estão tão CUZÕES quanto a equipe de devels do UDEV.
Tenho problemas com a equipe de devel do udev desde meados de 2005/2006. com eles não tem conversa. Segundo os cuzões supracitados, NUNCA há bug, e sim "feature". ;)

Rodrigo Oliveira

Re: Problemas com o udev-197-r1

Raphael Bastos
Daniel,

Onde você não leu acima sobre um bug onde este ebuild (197-r8) NÃO ESTÁ RESPEITANDO os arquivos de conf com a ordem das placas de rede?

Daniel da Veiga

Re: Problemas com o udev-197-r1

Alexandre Riveira

Sobre trocar todos os seus servidores eu pensaria duas vezes. Temos diversos servidores que nao deram problemas nos que deram preferimos fazer um dowgrade porque foi uma semana muito corrida na empresa

Nos optamos pelo gentoo justamente porque ele e rooling release e com isso nao temos que formatar os servidores como sugerido pela redhat quando passou da versao 5 para a 6 e temos muitos servidores muito distantes

O que temos e um servidor de binarios que passa por testes antes assim se existe algum problema corrigimos antes de chegarem nos servidores criticos

Temos quatro niveis de servidor de teste desenvolvimento producao e critico comecamos com o teste se esse servidor que esta dentro do escritorio der problema corrigimos e depois os binarios vao para desenvolvimento w depois producao que sao servidores pertos do escritorio o critico e um numero muitissimo maior de cliente nele ou estao mais longe

Com esse processo detectamos problemas imediatamente e dentro do proprio escritorio as atualizacoes desses niveis sao semanais isto e primeira semana teste na ourra desenvolvimento ao cabo de 4 semanas todos os servidores estao atualizados

Outra coisa que fiz e mascarar varios pacotes para nao serem atualizados exemplo a poucos dias atras foi atualizado o apache para versao 2.4 esse tipo de atualizacao pode dar problemas porque preciso testar por exemplo se o modqos continua funcionando

Entao nao atualizo tudo vou atualizando o que me interessa e se nao for algo critico atualizo com mais frequencia

Sou novo no gentoo um ano apenas mas comentem os mais antigos acho que gentoo e uma meta distro e por causa disso somente a interessa para quem quer montar sua propria solucao linux que quer testar as coisas antes de usar so que ao inves de criar sua distro do zero o gentoo te facilita com a flexibilidade do portage e por ser rolling release

Alexandre Riveira

Rodrigo Oliveira

Re: Problemas com o udev-197-r1

Rodrigo Oliveira
Concordo com o Daniel.

Já fiz parte do time do Gentoo e nunca tive problemas com ninguém da equipe, mas nunca tratei ninguém dessa forma lá e sempre me trataram de forma cordial. Sugiro que revise a maneira como você se refere às outras pessoas.

Rodrigo Oliveira

Re: Problemas com o udev-197-r1

Raphael Bastos
Oi,

Agradeço os conselhos de convivência pacífica com desenvolvedores melindrosos. :D